sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sarnas

Tanto animais que vivem dentro de casa, como aqueles que vivem no ambiente externo podem apresentar várias formas de sarnas.

As sarnas mais comuns em cães são: otodécica, sarcóptica e demodécica. Os proprietários de pets devem estar sempre atentos aos sintomas característicos e procurar um médico veterinário quando há suspeita de ocorrência dessas doenças.


Sarna Otodécica

O que é?
A sarna otodécica é uma parasitose que acomete cães e gatos, causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que vive na superfície da pele, provocando lesões e otite. A transmissão ocorre pelo contato direto, sendo altamente contagiosa entre os animais.

Sinais clínicos
Animal balança a cabeça e coça a orelha, provocando escoriações. Otite externa com secreção e grande irritação local. Lesões podem estar restritas ao canal auditivo externo ou atingir outras partes do corpo, acarretando dermatite ao redor das orelhas, pescoço e cabeça.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados e em exames específicos realizados pelo médico veterinário. Através do exame otoscópico é possível identificar os ácaros adultos no canal auditivo do animal. O exame microscópico da secreção do ouvido (cerúmen) permite a visualização das formas imaturas do ácaro aí presentes.

Tratamento
O tratamento da sarna otodécica deve ser feito sob orientação do médico veterinário.

Obs: por se tratar de uma doença contagiosa, recomenda-se isolar o animal com sarna dos animais sadios, até sua cura total.

Sarna sarcóptica

O que é?
A sarna sarcóptica é uma parasitose que acomete cães e gatos, causada pelo ácaro Sarcoptes canis, que vive na superfície da pele provocando lesões. A transmissão ocorre pelo contato direto, sendo altamente contagiosa entre os animais. A sarna sarcóptica é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem, causando coceira intensa principalmente nas regiões do corpo em que a pele é mais quente (dobras e áreas de atrito da pele com o elástico de roupas).

Sinais clínicos
Coceira intensa, que piora ainda mais em alta temperatura ambiente. Formação de crostas espessas, infecção secundária e erupções avermelhadas na pele. Queda de pêlos.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados e em exame específico realizado pelo médico veterinário. Faz-se raspado de pele para identificação do parasita ao exame microscópico. A coleta de material para raspado de pele deve ser preferencialmente das regiões de predileção do ácaro, como ponta da orelha, abdômen, cotovelo e patas.

Tratamento
O tratamento da sarna sarcóptica deve ser feito sob orientação do médico veterinário.
Obs: por se tratar de uma doença contagiosa, recomenda-se isolar o animal com sarna dos animais sadios, até sua cura total.

Sarna demodécica

O que é?
A sarna demodécica é uma parasitose que acomete principalmente cães, causada pelo ácaro Demodex canis. Esse parasita é residente normal da pele de cães e está presente em pequeno número na pele de cães normais. A pele dos animais com sarna demodécica favorece a reprodução e crescimento exagerado desses ácaros, provocando a doença. A transmissão ocorre através do contato direto da fêmea com os filhotes durante a amamentação já nos 2 ou 3 primeiros dias de vida. Ácaros podem ser identificados nos folículos pilosos de filhotes com apenas 16 horas de idade. Essa doença tem caráter hereditário e está relacionada à queda de resistência dos animais.

Sinais clínicos
Sarna demodécica localizada:

* Mais comum na face e nos membros anteriores.
* A maioria dos casos ocorre em filhotes de 3 a 6 meses de idade.
* Ocorrem pequenas áreas com queda de pêlos e descamação da pele.
* Geralmente resolve espontaneamente em aproximadamente 30 dias.

Sarna demodécica generalizada:

* Inicia-se na forma localizada e se agrava para a forma generalizada.
* Abrange extensas áreas do corpo, principalmente cabeça e membros.
* Ocorre descamação e formação de crostas na pele e perda de pêlos.
* Pode haver infecção secundária de pele.

Diagnóstico
A sarna demodécica é diagnosticada pelo médico veterinário através dos sinais clínicos e raspado profundo de pele para detecção do ácaro.

Tratamento
O médico veterinário irá determinar o melhor tratamento de acordo com o animal e a evolução da doença.

Fonte: www.dogtimes.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Dicas para cuidar de cachorro © 2008. Template Design By: SkinCorner