sexta-feira, 15 de maio de 2009

Primeiros Socorros para os Cães

O texto abaixo é uma tradução, feita pela nossa leitora e veterinária, Claudia C. Youle a partir de um texto do American Animal Hospital Association (AAHA) http://www.healthypet.com. Apesar de ser altamente informativo, gostaríamos de lembrar a todos que NADA substitui a visita regular ao seu veterinário de confiança e somente ele/ela saberá o que é melhor para o seu animal, podendo cuidar dele pessoalmente e prescrever medicamentos e exames quando preciso.


Primeiros socorros para animais de estimação:

Dicas e tratamentos para emergências

Estar preparado para uma emergência é muito importante para o seu animal. Damos ênfase mais uma vez ao fato de que, se esta emergência acontecer, você NÃO DEVE PROCURAR AJUDA ON-LINE , principalmente se o seu animal estiver muito machucado e/ou doente. Nós não podemos ajudar nestas situações. Somente o seu veterinário pode ajudá-lo. Para ajudá-lo a se preparar para qualquer emergência que possa acontecer, preparamos algumas dicas de como proceder com seu animal.

A primeira dica é perguntar ao seu veterinário como você poderá encontrá-lo caso aconteça alguma emergência.

Ferimentos por Mordidas

* Aproxime-se do animal calmamente para evitar uma mordida. Coloque uma mordaça (*qualquer ser vivo, quando em dor extrema, morderá qualquer pessoa se o toque desta lhe causar mais dor ou medo) mas cuidado para não apertar demais e dificultar a respiração do animal. Limpe os ferimentos com muita água limpa. Cubra os ferimentos grandes e abertos para que permaneçam limpos. Faça compressão em ferimentos que estejam sangrando muito. NÃO faça torniquete. Os ferimentos causados por mordidas geralmente infeccionam e precisam de cuidados profissionais. Ligue para o seu veterinário .

Hemorragias

* Aplique uma pressão direta e firme sobre a área hemorrágica até que o sangramento pare. Evite bandagens que possam prender a circulação e torniquetes.
Ligue para seu veterinário imediatamente.

Animal que parou de respirar

* Verifique se o animal está engasgado com um corpo estranho (veja ENGASGO).
* Se o animal não estiver respirando, coloque-o em uma superfície firme com o lado esquerdo para cima. Cheque o batimento cardíaco colocando seu ouvido no peito do animal. Para localizar o ponto certo , dobre gentilmente a pata dianteira até que o "cotovelo" encoste nas costelas. Este é o ponto ideal para detectar os sons cardíacos. Se o coração estiver batendo mas o animal não estiver respirando, feche a boca do animal, ponha sua mão bem próximo ao focinho, para dar firmeza, e sopre diretamente no nariz dele e não na boca até que você veja o tórax se expandindo. Repita de 12 a 15 vezes por minuto.

Ao mesmo tempo, se não houver batimentos cardíacos, faça massagem cardíaca.

* O coração se localiza na metade inferior do tórax, atrás do "cotovelo" da pata dianteira esquerda. Coloque uma mão por debaixo do animal para aparar o tórax e coloque a outra mão por cima do coração. Faça compressão do coração gentilmente. Gatos e cães muito pequenos podem receber a massagem cardíaca através da compressão do tórax entre o polegar e os demais dedos da mão (* finja que vai pegar um livro em uma prateleira, a maneira que seus dedos envolverão o livro é como seus dedos devem envolver o tórax do animal). Faça a massagem cardíaca 60 vezes por minuto, ou seja, uma vez por segundo e alterne com a respiração artificial. Duas pessoas são necessárias para um bom trabalho.
Ligue para o seu veterinário imediatamente!!! Aprenda a usar estas técnicas antes que você precise delas!

Queimaduras (química, elétrica, térmica )

* Lave imediatamente a área queimada com grande quantidade de água fria. Coloque uma saco de gelo no local por 15- 20 minutos. Atenção: não ponha o gelo diretamente sobre a pele do animal, envolva-o em uma toalha ou outro tecido limpo.
Ligue imediatamente para o seu veterinário.

Engasgo (dificuldade respiratória, constante movimento de pata na boca, lábios e língua azul)

* Olhe dentro da boca e procure um corpo estranho visível. Se encontrá-lo, remova-o com uma pinça ou alicate de ponta comprida para que o animal consiga respirar. Tenha EXTREMO cuidado de não empurrar o corpo estranho mais para dentro da garganta. Se o objeto continua alojado e imóvel, coloque o animal deitado de lado e faça pressão na altura das costelas com a palma da sua mão, 3 ou 4 vezes. Repita mais algumas vezes até o deslocamento do corpo estranho.

Ligue para o seu veterinário imediatamente, mesmo que você tenha conseguido retirar o corpo estranho pois ele pode ter causado ferimentos internos. Não deixe para depois!

Intermação (respiração acelerada e dificultosa, vômitos, colapso, temperatura elevada)

* Coloque o animal em uma banheira, balde ou bacia com água fresca, não use água fria pois pode causar choque térmico. Um banho de mangueira ou envolver o animal em uma toalha molhada também ajuda. Não coloque a cabeça do animal debaixo d’água. Ligue para seu veterinário imediatamente!!!

Envenenamento

* Anote o que foi ingerido e a quantidade (*se for um produto químico ou veneno que você tinha em casa, leve a caixa para o veterinário, muitas vezes as caixas trazem além da base química do remédio, procedimentos de emergência e telefones de centrais toxicológicas).
* Não induza vômitos!!! No caso de envenenamento de pele, lave com bastante água e um sabonete suave. Ligue para o seu veterinário imediatamente.

Vômitos

* Suspenda a alimentação por 12-24 horas. Depois que o vômito cessar, dê pedras de gelo por 2 horas e comece a aumentar o volume de água e comida até a quantidade normalmente ingerida por dia. Ligue para seu veterinário.

Diarréia

* Suspenda a alimentação por 24h mas dê água à vontade. Dê cubos de gelo. Ligue para seu veterinário

Fonte: www.dogtimes.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Dicas para cuidar de cachorro © 2008. Template Design By: SkinCorner