sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cinomose Canina

O que é a Cinomose Canina ?

A Cinomose Canina é uma doença causada por vírus (família Paramyxoviridae) e sua transmissão é pelo ar, principalmente através dos aerosois de secreções dos animais infectados, que poderão eliminar o vírus por vários meses.

O vírus é sensível a solventes lipídios e a maioria dos desinfetantes e é instável fora do organismo do hospedeiro. Os filhotes se tornam mais suscetíveis ao vírus quando diminuem os seus títulos de anticorpos maternos proveniente do colostro, isto ocorre em média a partir da 6a. semana. A doença ocorre com maior freqüência em cães jovens, porém cães de todas as idades poderão ser infectados.

Sinais clínicos

Os sinais clínicos, duração e gravidade da doença irão depender de alguns fatores tais como: estado imunológico do animal, virulência da cepa, órgãos afetados pelo vírus entre outros. Os sinais clínicos podem ou não seguir uma cronologia, porém geralmente a Cinomose é uma doença aguda e febril. Esta febre é bifasica, tendo um pique febril de 3 a 6 dias após a infecção e dura de 1 a 3 dias. O segundo pique febril ocorre alguns dias ou semanas após o primeiro e pode durar uma semana ou mais, nesta fase podem surgir também sintomas a nível dos tratos gastrointestinais e respiratório. Através de exames laboratórios do sangue, o médico veterinário, já poderá observar algumas alterações.

A nível respiratório os sintomas clínicos mais comuns são: corrimento nasal mucopurulento; descargas nasais; dispnéia, acumulo de material mucopurulento no canto medial dos olhos; tosse seca que poderá se tornar úmida e produtiva, apatia e anorexia (perda do apetite).

A nível do trato gastrointestinal os sinais comumente encontrados são: vômitos e diarréias podendo ser estas catarrais e/ou hemorrágicas.

Com o agravamento da doença, pode ocorrer o aparecimento de sintomatologia nervosa quando o sistema nervoso é afetado. A partir deste momento a probabilidade de recuperação se tornam mais remota, existindo uma gama de sintomas neurológicos, tais como: convulsões, enfraquecimento e paralisia dos membros, principalmente os posteriores, sintomas cerebelares (tremores de cabeça, hipermetria) e vestibulares(cabeça pêndula, ataxia, nistagmo).

Ocorre ainda contração localizada de um músculo ou grupo de músculos (tiques, espasmos), ataques convulsivos caracterizados por movimentos de mastigação da mandíbula com salivação, que se tornam mais freqüentes e graves. Observa-se ainda movimentos de andar em circulo e "pedalar", usualmente com micção e defecação involuntária.

O curso da doença pode ser rápido (10 dias) ou se prolongar por semanas e/ou meses. Os animais que sobreviverem à Cinomose, poderão se recuperar normalmente, ou então, ter seqüelas para o resto de suas vidas, tudo irá depender da gravidade da doença.

A Cinomose é uma doença que pode ser evitada, basta que se siga corretamente as vacinas a partir de 45 dias, consulte o seu veterinário.

Fonte: www.dogtimes.com.br

8 comentários:

Unknown disse...

Minha cadela de 5 anos esta tendo crise convulsiva,esta doendo muito meu coração,tenho medo que ela morra,se eu pudesse tiraria todo este sofrimento.Sou apaixonada por cães e estou sofrendo junto com ela.

Unknown disse...

minha cachorrinha esta muito ruim tambem. ela esta tendo ataques e espamos tambem.
tambem sinto muita dor em meu coração porque nao gosto de ver ela sofrendo, eu estou dando remedinhos para ela.e tbm estou soferndo com ela.

ajuda disse...

preciso de ajuda minha cachorrinha é uma picher e ela esta perdendo o movimento das pernas ta dificil nao sei oque fazer ja levei no veterinario mais so passou remedios e nao disse se ela vai ou nao andar denovo alguem tem uma resposta pra mim

Luana disse...

Minha cadela está com exatamente esses sintomas e a outra também foi infectada. O que fazer ?

teste disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
teste disse...

Muito triste ver minha picher com 2meses com essa doença :'(

Atala disse...

Minha cachorra esta apresentando os 1 sintomas de corimento nasal.levei no veterinarip e edtou fasendo o tratamento em casa de medicamentos gostaria de saber se tem algum remedio mais eficas e mais rapido.pra que vite o virus e a situacao dela se agravar?

Gabrielle Spala disse...

meu cachorro e um puldo de medio porte esta muito ruim ja levei em no veterinario na primeira semana achei q ele estava reagindo as medicaçoes porem o quadro dele e agora gravissimo nao anda mais esta de corta o coração a veterinario me fala enquanto ele esta comendo a esperança mais nao aquento mais o que devo fazer

Postar um comentário

 

Dicas para cuidar de cachorro © 2008. Template Design By: SkinCorner